Projeto ONU Mulheres
PROJETO: FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL E ADVOCACY MULHERES IMIGRANTES E REFUGIADAS


INSTITUCIONAL
O Centro da Mulher Imigrante e Refugiada atua no combate a toda e qualquer forma de discriminação e violência contra mulheres imigrantes e refugiadas. Tem por objetivo promover o empoderamento feminino e a resistência às violências de gênero, suscitando o empreendedorismo solidário e contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e o combate a situações de trabalho análogo ao escravo.
OBJETIVO
O projeto tem como objetivo elaborar o Plano Estratégico de Advocacy do CEMIR, em conformidade com o Plano de Utilização de Apoio Financeiro da ONU Mulheres, contemplando ações de curto, médio e longo prazos. A iniciativa parte de um diagnóstico que evidencia as limitações de aplicabilidade do marco legal brasileiro, o qual, apesar dos avanços formais, ainda não garante plenamente os direitos das mulheres imigrantes e refugiadas, que continuam a enfrentar barreiras estruturais, socioeconômicas e de inserção laboral.

ETAPAS

Metodología
A metodologia do Plano Estratégico de Advocacy do CEMIR combina diagnóstico, escuta das mulheres migrantes, refugiadas e apátridas, e análise do marco legal brasileiro para identificar barreiras estruturais, socioeconômicas e de gênero. Inclui o mapeamento de atores-chave e redes de apoio, articulação com parceiros estratégicos e construção coletiva de uma agenda de advocacy organizada por prioridades, acompanhamento, apoio e monitoramento.
A execução ocorre em fases temporais - curto prazo (conscientização e organização coletiva), médio prazo (capacitação e programas de autonomia econômica) e longo prazo (incidência legislativa e mudança cultural), apoiada por caminhos de incidência política, mobilização de coalizões e comunicação estratégica, garantindo também gestão de desafios e sustentabilidade por meio de diversificação de recursos, formalização de parcerias e fortalecimento das capacidades individuais e coletivas das mulheres.
Atividades

Encontro com mulheres imigrantes fortalecendo a luta por dignidade, trabalho decente, igualdade e democracia a partir de um espaço coletivo.

Representado por Soledad Requena, Dilma Chilaca e Janeth Mamani o evento reuniu mulheres de 11 nacionalidades e marcou um momento histórico na luta por políticas públicas.

O evento ocorreu no CEU Lajeado Guaianases e contou com o apoio da ONU Mulheres.

O encontro teve como objetivo sensibilizar os parlamentares sobre a situação enfrentada por mães e famílias migrantes, bem como buscar apoio para a implementação do projeto de advocacy e incidência

O evento presencial, gratuito e voltado à escuta e troca de experiências, proporcionou um espaço de fortalecimento coletivo.

O CEMIR participou pela primeira vez da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, dando voz às mulheres imigrantes.

Foram discutidos temas como empregabilidade e trabalho decente, acesso ao português e formação, condições nas oficinas de costura, além de empreendedorismo e autonomia econômica.

O evento foi um espaço de diálogo e troca sobre os desafios e estratégias para garantir direitos e melhorar as condições de trabalho das mulheres imigrantes e refugiadas.em São Paulo.
