
Relatórios | Transparência
Emendas parlamentares
Para executar nossos projetos e oferecer excelência nos serviços de defesa dos direitos humanos de mulheres imigrantes e refugiadas, contamos com diversas formas de financiamento. Recentemente, inscrevemos diferentes projetos para obtenção de recursos por meio de emendas parlamentares. Após um longo processo, fomos contempladas pela emenda parlamentar de Sâmia, referente a 2025, que atualmente é responsável pela maior parte do funcionamento do CEMIR e de seus projetos. Essas iniciativas visam ao fortalecimento dos direitos, ao empoderamento e à participação social de mulheres imigrantes e refugiadas do setor da costura, promovendo autonomia, autoestima e organização comunitária, assim como o desenvolvimento de ações educativas com adolescentes e jovens migrantes.
Relatório de Atividades 2025

Apresentação
Apoio ONU MULHERES 2025
Nome do projeto: Fortalecimento Institucional Advocacy: Mulheres Imigrantes e Refugiadas
O projeto tem como objetivo elaborar o Plano Estratégico de Advocacy do CEMIR, com ações de curto, médio e longo prazo, em conformidade com o apoio financeiro da ONU Mulheres. Partindo de um diagnóstico que evidenciou as limitações do marco legal brasileiro na efetivação dos direitos das mulheres migrantes, refugiadas e apátridas, o projeto propõe aplicar efetivamente a Lei de Migração, simplificar burocracias, promover economia solidária e qualificação profissional, combater exploração e discriminação, ampliar o acesso à informação e formar lideranças femininas migrantes, fortalecendo o protagonismo das participantes, o impacto institucional do CEMIR e a promoção de políticas públicas inclusivas e efetivas.
SÍNTESE DOS RECURSOS RECEBIDOS
TERMO DE FOMENTO SNDH Nº 984950/2025- TRANSFEREGOV.BR Nº 25605/2025 - VIGÊNCIA 01/2026 A 12/2026

Encontro "Condições de Trabalho: Mulheres Imigrantes e Refugiadas!
Além das oficinas de costura – o direito ao trabalho digno
O objeto do presente Termo de Fomento é o fortalecimento dos direitos, do empoderamento e da participação social de mulheres imigrantes e refugiadas do setor de costura, bem como a promoção da autoestima e dos vínculos comunitários de adolescentes e jovens migrantes, visando à consecução de finalidade de interesse público e recíproco, conforme especificações estabelecidas no plano de trabalho. O projeto é financiado por meio da Emenda Parlamentar Federal de autoria da deputada Sâmia Bonfim, no valor de R$ 300.000,00, em colaboração com o Ministério dos Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.
Relatório de Atividades 2024

Apresentação
Este relatório destaca o impacto significativo das ações realizadas em 2024, que fortaleceram o empoderamento e a autonomia das mulheres imigrantes e refugiadas. Através de rodas de leitura, formações em economia solidária e seminários, ampliamos a conscientização sobre trabalho decente, igualdade de gênero e criamos redes de apoio mútuo. Agradecemos a todas as mulheres, parceiros e instituições que nos apoiaram, reafirmando o compromisso do CEMIR na luta por um futuro mais justo e igualitário.
SÍNTESE DOS RECURSOS RECEBIDOS
TERMO DE FOMENTO Nº 00034/2024 - TRANSFEREGOV.BR Nº 959064/2024 - VIGÊNCIA 06/2024

Economia solidária e geração de renda com mulheres imigrantes e refugiadas
O objeto do presente Termo de Fomento é a qualificação de mulheres imigrantes e refugiadas do setor de costura, com vistas às práticas de economia solidária, bem como o apoio técnico no fortalecimento das cadeias de costuras sustentáveis, visando à consecução de finalidade de interesse público e recíproco, conforme especificações estabelecidas no plano de trabalho.
TERMO DE FOMENTO Nº 183/2023/SMDHC/CPIPTD - VIGÊNCIA 12/2023 à 12/2024

Empoderamento de Mulheres Imigrantes Periféricas e Construção de Cidadania
Implementar ações voltadas ao empoderamento de mulheres imigrantes residentes em áreas periféricas de São Paulo, promovendo a cidadania e a inclusão por meio de atividades vinculadas à Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da SMDHC.
TERMO DE FOMENTO Nº 098/2022/SMDHC/CPM - VIGÊNCIA 12/2022 à 07/2023

Empoderamento em Direitos Humanos com mulheres imigrantes na cadeia produtiva da indústria da moda
A parceria entre o Centro da Mulher Imigrante e Refugiada (CEMIR) e a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SM/DH), teve como objetivo o empoderamento de mulheres imigrantes em direitos humanos, com ênfase em direitos do trabalho digno, igualdade de gênero e a construção de relações de trabalho simétricas e dignas.
TERMO DE FOMENTO Nº SJC 10/2021 - VIGÊNCIA 12/2021 à 12/2022

Seminários e Atividades para a Mulher Imigrante e Refugiada na Prevenção e Enfrentamento do Trabalho Análogo à Escravidão e do Tráfico de Pessoas
Promover os direitos humanos e o empoderamento de mulheres imigrantes e refugiadas. O projeto foi realizado pelo Centro da Mulher Imigrante e Refugiada (CEMIR), com o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.
Essa parceria visou a prevenção e o enfrentamento de abusos contra mulheres imigrantes e refugiadas, proporcionando capacitação e conscientização sobre o combate ao trabalho análogo à escravidão e ao tráfico de pessoas.
Relatório de Atividades 2023

Apresentação
Este relatório sintetiza as principais atividades realizadas pelo Cemir no ano de 2023. Apresenta um resumo dos principais temas trabalhados nas Rodas de Mulheres, ou seja, encontros realizados com grupos de mulheres imigrantes residentes em bairros periféricos da cidade de São Paulo e municípios vizinhos. Apresenta também uma síntese de outros eventos que organizamos, acompanhamos ou participamos com as mulheres ao longo do ano. Foram realizadas 52 Rodas, nas quais foram trabalhadas temas e questões diversas, aqui descritos de forma sucinta. As Roda de Mulheres ou Rodas de Conversa são espaços de empoderamento, de diálogo, de reflexão e de partilha de experiências, que acontecem por meio da fala e da escuta e visam a transformar experiências de vida em força e resistência. Todo o processo acontece de forma participativa, possibilitando que elas expressem suas vozes, suas histórias e suas necessidades, dialoguem, debatam e se empoderem.
